TXT_ARTICLEs

Características dos moluscos

Características dos moluscos

Características gerais dos moluscos

Os moluscos são animais invertebrados, triblásticos (possuem três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme), celomados (possuem uma cavidade corporal, revestida por tecido derivado da mesoderme, chamada de celoma), com simetria bilateral, e protostômios (o blastóporo origina a boca).

Os moluscos destacam-se por ter um corpo mole e, na maioria das vezes, com a presença de uma concha protetora. Em algumas espécies, não se observa a presença da concha, como em lesmas e polvos. Em lulas, a concha apresenta-se reduzida e interna.

O corpo de todos os moluscos apresenta uma divisão básica:

  • Pé: auxilia o animal na movimentação, fixação e escavação.
  • Massa visceral: porção do corpo do molusco na qual estão os órgãos internos.
  • Manto: dobra de tecido que recobre a massa visceral e é responsável por secretar a concha nos animais em que ela possa estar. Em algumas espécies, o manto forma a chamada cavidade do manto, na qual se alojam as brânquias e abrem-se os sistemas digestório, excretor e genital.
Observe na figura os vários órgãos internos localizados na região da massa visceral.

O sistema digestório é completo, apresentando boca e ânus. Em algumas espécies, observa-se a presença de rádula, espécie de língua raspadora repleta de dentes quitinosos curvados. Diferentes hábitos alimentares são observados nos moluscos, existindo espécies herbívoras, carnívoras, que se alimentam de material em suspensão, entre outros hábitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sistema circulatório desses animais é aberto, com exceção dos cefalópodes, que o possuem fechado. Isso significa que, na maioria dos moluscos, a hemolinfa flui em vasos e depois é lançada em lacunas presentes no corpo. Os moluscos apresentam um coração que atua no bombeamento da hemolinfa.

No que diz respeito às trocas gasosas, diferentes estruturas são observadas. Nos moluscos aquáticos, observa-se a presença de brânquias, e, nos terrestres, pode-se observar a cavidade do manto funcionando como um pulmão rudimentar. Além disso, há espécies com respiração cutânea.

A excreção é feita por órgãos chamados de metanefrídeos. O sistema nervoso desses animais consiste em um anel nervoso em volta do esôfago, do qual partem dois pares de cordões nervosos. Apresentam diferentes órgãos sensoriais, como olhos e tentáculos. Vale salientar que, em cefalópodes, os olhos são bem desenvolvidos

TXT_ARTICLE No.: Read: 1577 times
Rate this TXT_ARTICLE: