TXT_ARTICLEs

Varsóvia

Varsóvia

Varsóvia (em polaco: Warszawa, pronunciado: [varˈʂava] (escutar (ajuda·info))) é a capital e maior cidade da Polónia. Localiza-se nas margens do rio Vístula, a cerca de 260 km da costa do mar Báltico e 300 km das montanhas dos Cárpatos. A sua população, em 2012, era estimada em 1 716 855 habitantes. A cidade, que também é a capital do Voivodato de Masóvia, é sede de numerosas indústrias (bens de consumo, aço, engenharia eléctrica, automóveis), instituições de ensino superior (Universidade de Varsóvia, Universidade Tecnológica de Varsóvia, Escola Superior de Gestão, Academia Médica, Universidade de Ciências Sociais e Humanidades), uma orquestra filarmónica, o maior Teatro Nacional do mundo e a Ópera.

A história da cidade remonta ao final do século XIII. Naquela época, era uma pequena vila de pescadores. Em 1569, o rei  Sigismundo III  transferiu sua corte junto com uma polonesa capital de  Cracóvia  para Varsóvia. Uma vez executada como a "Paris do Norte", Varsóvia foi considerada uma das cidades mais bonitas do mundo até a  Segunda Guerra Mundial . [2]  Bombardeada no início da  invasão alemã em 1939 , a cidade resistiu. As deportações da população judaica para os campos de concentração levaram à  Levante do Gueto de Varsóvia  em 1943 e à destruição do gueto depois de um mês de combates. Uma revolta geral em Varsóvia entre agosto e outubro de 1944 levou a mais devastação. Varsóvia levou o novo título de "Phoenix City" por causa de sua longa história e reconstrução completa após a Segunda Guerra Mundial, ele encontrou a mudança em ruínas mais de 85% dos edifícios.

Varsóvia é a sede da  Frontex , a guarda de fronteira europeia e a agência costeira. Varsóvia é também uma das cidades metropolitanas mais dinâmicas da Europa. [3]  Em 2012, a The Economist Intelligence Unit classificou Varsóvia como a 32ª cidade mais habitável do mundo. [4]  Em 2017, a cidade ficou em 4º lugar na categoria "Amigável para Negócios" e 8º em "Capital Humano e Estilo de Vida". [3]  Também foi criado como uma das cidades mais habitáveis ​​da Europa Central e Oriental e é um dos principais centros econômico-financeiros e culturais da Europa.

O Centro Histórico de Varsóvia foi declarado  Patrimônio da Humanidade pela Unesco  em 1980. É a parte mais antiga da cidade e é também a principal atração turística com a  Coluna de Sigismundo , a Barbacã e o  Castelo Real . [5]

Varsóvia é internacionalmente conhecida por ter dado ou seu nome ao  Pacto de Varsóvia  e ao  Tratado de Varsóvia .

Etimologia

O nome de Varsóvia em  poláco ,  Warszawa  (antigamente também grafado  Warszewa  e  Warszowa ), significa "pertencente a Warsz", onde  Warsz  é uma forma abreviada do nome masculino  eslavo  Warcisław. [6]  A  etimologia popular  atribui o nome da cidade a um pescador chamado Wars e sua esposa Sawa. [7]  Na verdade, Warsz foi um nobre do século XII / XIII que possuía uma vila localizada no lugar atual do bairro de  Mariensztat . [8]  O nome oficial completo da cidade é  miasto stołeczne Warszawa  ("Cidade Capital de Varsóvia"). [9] O nativo ou residente de Varsóvia é chamado  varsoviano  (do  francês  varsovien ). [10]

Outros nomes para Varsóvia incluem  Warszawa  (polaco),  Varsóvia  (inglês),  Warschau  (alemão e neerlandês),  Варшава / Varshava  (),  Varšuva  (lituano),  Varsovia  (espanhol, latim e português), Βαρσοβία (grego),  Varsavia  ( italiano)  Varsó  (húngaro), e וואַרשע / Varshe  (iídiche),  Varsovie  (francês),  Varşovia  (romeno).

TXT_ARTICLE No.: Read: 169 times
Rate this TXT_ARTICLE: